Coordenadas cartesianas no de CAD de modelagem

Home  >>  CAD de Modelagem do Vestuário  >>  Coordenadas cartesianas no de CAD de modelagem

Coordenadas cartesianas no de CAD de modelagem

21
set,2017

off

Com certeza você já estudou isso em algum momento da sua vida acadêmica você já ouviu falar sobre coordenadas cartesianas, muito provavelmente lá no final do ensino fundamental, são as famosas retas de X e Y. Com certeza você não viu a mínima utilidade para isso nesta época, tanto que deve ter se esquecido completamente de como funcionam as coordenadas dentro do plano cartesiano, não é mesmo? Pois é, eu também passei por isso, mas quando falamos em construção de modelagens no sistema CAD as coordenadas cartesianas são fundamentais para o nosso trabalho.

Vamos relembrar os conceitos então? O plano cartesiano é formado pelo encontro de suas retas numéricas perpendiculares entre si. A reta do eixo horizontal é chamada de eixo X (abscissas), e a reta do eixo vertical é chamada de eixo Y (coordenadas), o encontro dessas duas retas gera o ponto “0” (zero).

E a partir do ponto zero definimos o sentido:

  • X para direita é positivo
  • X para esquerda é negativo
  • Y para cima é positivo
  • Y para baixo é negativo

 

É importante lembrar que os sinais de positivo e negativo, nada tem a ver com aumentar ou diminuir, esses sinais sevem para determinar o sentido em que o valor caminha sobre a reta para cima, ou para baixo, para esquerda ou para direita.

Agora a pergunta é como isso está presente nos sistemas de CAD e como isso ajuda no desenvolvimento da modelagem do vestuário? Todo programa de CAD é baseado em coordenadas cartesianas, o que acontece é que alguns deles utilizam formas de “esconder” isso do usuário.

No Audaces moldes o operador já utiliza coordenadas cartesianas no momento da gradação regular, na maioria das vezes o operador nem percebe isso, pois ele utiliza as setas direcionais do quadro da função de gradação para indicar para que lado vai a gradação do moldes, mas no momento que o usuário clica no ponto a ser gradado e clica seta para direita, o sistema entente que naquele ponto haverá uma gradação para direita, ou seja o valor caminhará no eixo de X com valor positivo, com o valor indicado, para os tamanhos maiores, e caminhará pelo eixo de X para esquerda com valor negativo, para os tamanhos menores. O próprio quadro da função já mostra isso, veja a imagem a baixo.

Já no Modaris, da Lectra Systèms o operador precisa indicar o sinal que o tamanho maior deve seguir de acordo com o eixo, mas o sinal dos tamanhos menores ele também faz automaticamente.

Quando falamos em criação de moldes diretamente na tela precisamos lembrar que um molde nada mais é do que um conjunto de elementos gráficos como pontos, retas e curvas, e que esses elementos podem ser representados através de coordenadas cartesianas.Quando criamos uma reta em um sistema de CAD, por exemplo, ela nada mais é do que a ligação entre dos pontos de um plano cartesiano. O ponto de origem da reta é o zero do plano cartesiano, e o final é um ponto que vai ter uma medida em X e Y que determinará a sua posição nesse plano.

 

Então se pensarmos em uma modelagem da frente de uma camiseta por exemplo, podemos construí-la todas utilizando esse mesmo pensamento, de que cada elemento do molde será construído com coordenadas cartesianas, onde o início de um elemento é o final de outro elemento.

É claro que cada sistema de CAD apresenta um extenso leque de funções para a construção de moldes diretamente no computador, e que cada um desses sistemas tem suas vantagens e desvantagens, mas uma coisa que não podemos deixar de ter em mente é que a criação de modelagens na tela do computador é algo possível, mas assim como a modelagem manual, há na necessidade de muito estudo e dedicação para se tornar um profissional realmente especializado.

E aí achou o assunto interessante? Quer aprender mais sobre o assunto? Então eu tenho algumas dicas para você, assista a videoaula que eu fiz para o projeto Falando de Educação da Audaces  no link, e se quiser aprender a usar o sistema CAD da Audaces ou Lectra se matricule em um dos meus cursos EaD, vai ser um prazer telo como meu aluno!Abraços, até o próximo post, e não se esqueça “Melhor do que só fazer, é aprender a fazer!”

Comments are closed.
%d blogueiros gostam disto: