Série Professor – Por Que Ensino na Internet?

Home  >>  Ensino  >>  Série Professor – Por Que Ensino na Internet?

Série Professor – Por Que Ensino na Internet?

3
out,2017

1

Outubro é o mês me que comemoramos o dia dos professores, para mim ser professor é participar do processo de formação do ser humano. É maravilhoso você ver as pessoas aprendendo, crescendo e melhorando, desde que me descobri realmente como professor, assumi como minha missão “Proporcionar crescimento pessoal e profissional, através de um ensino no qual as pessoas aprendam a fazer, e não apenas façam”, contudo isso não é muito simples de conseguir.

 

Foram vários os obstáculos que eu encontrei no início dessa missão, obstáculos externos e internos também. Eu tive que rever meus projetos várias vezes, pois ele era muito ambicioso e focado nas minhas experiências como aluno, mas eu tinha que levar em consideração que meus alunos eram pessoas diferentes de mim, e que eu não podia ser tomado como modelo.

Daí voltei para a prancheta de projetos, e comecei a criar todo o projeto novamente, desta vez tomando como base os alunos que eu tinha, e como a minha experiência com o aprendizado podia ajudar aqueles alunos a caminharem rumo ao conhecimento, e consequentemente a uma melhora da situação na qual eles estavam.

Daí encontrei outro problema, por mais louco que isso pareça, existem pessoas que simplesmente não estão prontas para isso, e reagem negativamente a essa nova forma de aprender. Muitas vezes não é por maldade, mas por serem oriundos de um longo histórico de aprendizagem onde o foco era “o Fazer”, e não o aprender a fazer, daí veio a pergunta “Seria eu capaz e incentivar essas pessoas a quebrar esse paradigma? ”.

 

 

Bem com o tempo comecei a ver que algumas pessoas estavam suscetíveis a essa mudança de paradigma, e percebi que a estratégia era disseminar essa ideia o máximo possível, e com isso alcançar o máximo de pessoas que tinham essa pré-disposição em aprender uma forma diferente, foi aí que comecei a conhecer projetos que utilizavam a internet como ferramenta para alcançar um número grande de pessoas, e eu gostei dessa ideia.

Depois de muito pesquisar sobre metodologias e infraestrutura eu comecei a postar aulas no YouTube, mas eu tenho um grande defeito que a ansiedade, e criei expectativas de que em um tempo muito curto eu teria um grande resulta, e para minha surpresa minhas primeiras videoaula não alcançaram as minhas expectativas.

Lembro-me como se fosse hoje o quanto fiquei decepcionado ao chegar na sala de aula e constatar que a maioria dos meus alunos não assistiam minhas videoaulas, e frente a esse “fracasso” larguei de mão o projeto e segui minha vida sem a ambição de disseminar essa minha ideia de ensinar de uma maneira diferente, mas deixei o canal do YouTube ativo.

Dois anos se passaram e em uma palestra sobre ensino a distância comecei a ouvir sobre um projeto que o SENAI estava desenvolvendo de cursos a distância, e esse projeto seguia exatamente as mesmas ideias que eu havia tido há dois anos atrás, aquilo mexeu comigo porque me mostrou que eu não estava tão errado assim na verdade o que me faltou foi persistir nesse caminho.

 

 

Nesse dia entrei no meu canal e para minha surpresa ele havia crescido muito e já estava com quase 1000 inscritos, e era um público ativo que interagia e queria mais conteúdo. Foi aí que comecei a estudar mais sobre como ensinar pela internet, e conheci uma série de pessoas que tinham as mesmas ideias que eu e que estavam apostando na internet como ferramenta para atingir um número grande de pessoas.

E foi assim que retomei meu projeto de criar cursos à distância e de levar minha metodologia de ensino, mesmo com as dificuldades técnicas e a sobre carga de trabalho, porque esse trabalho é ainda um “hobby”, pois tudo que consigo com esse projeto é utilizado melhor a sua qualidade, e foi assim que comprei meu domínio profmarcelosouza.com, aluguei o servidor de hospedagem, investi em equipamentos para melhorar o áudio e vídeo das minhas aulas, e por aí vai.

Sei que estou longe de sérum grande produtor de conteúdo, mas fico muito feliz em ver o crescimento do meu trabalho, principalmente por conta dos retornos que recebo por parte das pessoas que me seguem. Não são só elogios, é verdade, mas a maioria gosta e vê nesse esse trabalho um meio de melhorar a sua situação, e esse é meu principal objetivo ajudar as pessoas a melhorar!

Quer conhecer mais dos meus projetos? Venha conhecer:

Um grande abraço e até o próximo post!

One Comment so far:

  1. ahmadou niang disse:

    Muitou legal adore eu sabe agora muito para teu aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: